1/2

Agricultura de São Carlos anuncia medidas como precaução devido à estiagem. Ouça.


Após reunião nesta quarta-feira (15) no gabinete municipal envolvendo lideranças do atual governo de São Carlos (prefeito Rudi Sander e Secretário José Cleo Kunst, entre outros), o departamento de Jornalismo da Tropical FM recebeu a visita do Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, José Cléo Kunst.

CLIQUE E OUÇA NA ÍNTEGRA.

Na ocasião, o mesmo destacou a preocupação da administração em antecipar ações e medidas que possam minimizar a escassez de água ocasionada pela estiagem. São Carlos já sofre com falta de água e pelo menos cinco comunidades na região de Linha São Pedro recebem água diariamente através do Caminhão Pipa num total aproximado de 50 mil litros. Além disso, de forma esporádica, outras comunidades também tem recebido aporte de água.

O baixo índice de chuva tem comprometido principalmente o abastecimento dos reservatórios, o que muito preocupa levando em conta a suinocultura avicultura e bovinocultura. Para a plantação e culturas, a situação ainda está sob controle, mas as previsões meteorológicas não apontam para o volume suficiente de chuva nas próximas semanas.

O objetivo da administração é alertar produtores para que não deixem a situação chegar ao extremo para solicitar água. O pedido deve ser antecipado para que os agricultores não entrem numa fila de espera, em caso de agravamento da situação. Os agricultores deverão entrar em contato com a Secretaria de Agricultura através do fone 3325 3045, com Warnei Zart pelo 9 8402 2436 e ou com o próprio Secretário Cléo pelo fone/whats 99109 4265.

O Secretário lembra ainda, que em caso de intensificação da estiagem, e aumento da demanda na necessidade de distribuição de água, empresas terceirizadas já estão sendo consultadas para atendimento. Outra alternativa pontual é quanto a disponibilidade de um distribuidor, que pode ser utilizado para captação de água nas propriedades especificas através de uma cessão de uso.

Prevendo uma situação mais delicada, o setor agrícola são-carlense já manteve conversas com a Secretaria de Estado da Agricultura e até mesmo a Defesa Civil do Estado, para ações efetivas.

Defeito em bomba.

Por outro lado, agora pouco, a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente informou que devido ao alto consumo de água dos últimos dias, onde a bomba de água trabalhou quase sem parar, acabou danificando a mesma que está no conserto, com previsão de retorno amanhã (16) a tarde.

Por esse motivo está faltando água na rede que abastece as comunidades de Linhas Thessing, Scheffler, rodovia, São Pedro, São José e Linha Raupp.

Pede-se a compreensão de todos e que o setor está trabalhando para que o problema seja solucionado o mais breve possível.

#JORNALISMO

TROPICAL FM 97.7 - 2020

LESS webmaster