1/2

Projeto SESC Mulher alerta para cadastramento em Caxambu do Sul, Planalto Alegre e São Carlos


As Secretarias de Saúde de São Carlos, Planalto Alegre e Caxambu do Sul estão com o Projeto do SESC Mulher, que tem caminhão em Planalto Alegre. Nesta manhã, a reportagem da Tropical FM recebeu contato da Dr Ginecologista Milena Mendonça alertando para o prazo de cadastramento de mulheres são-carlenses no projeto.

A unidade móvel do Sesc Saúde Mulher atenderá as pacientes do município de São Carlos em Planalto Alegre nos dias 06, 07, 08, 09 e 13 de abril. O transporte nestes cinco dias será oferecido gratuitamente pelo município. Para as pacientes de São Carlos serão disponibilizados 150 exames de preventivos (citopatológico do colo uterino de 25 a 64 anos) e 150 Mamografias (idade de 50 a 69 anos ou 40 a 49 com requisição do médico).

Até o dia 13 de março todas devem procurar a unidade de saúde do seu respectivo bairro e falar com a enfermagem para efetuar o cadastro e agendar o transporte com documentos como: RG e CPF, Cartão do Sus e Comprovante de residência.

A Unidade Móvel Sesc Saúde da Mulher é parte de um projeto nacional e tem como objetivos fortalecer e ampliar as ações de prevenção e rastreamento dos cânceres de mama e do colo de útero, que são as principais causas de mortalidade feminina.

A unidade móvel é composta internamente por quatro ambientes: hall de entrada, consultório para consulta ginecológica de enfermagem e coleta de material para exame papanicolau, sala de mamografia e banheiro. Na parte externa um espaço para recepção e ações educativas em saúde.

A unidade percorre o Estado de SC, permanecendo em torno de 45 dias em cada município. São realizadas até 32 exames papanicolau e 32 mamografias todos os dias. Serviços oferecidos: Exames de Mamografia para mulheres entre 50 e 69 anos, Exames de Preventivo de Câncer de Colo de Útero (Papanicolau) para mulheres entre 25 e 64 anos. Ações de Educação em Saúde para toda a comunidade.

No próximo dia 27, uma equipe de profissionais da saúde de São Carlos participam de entrevista a Tropical FM falando sobre o tema.

#JORNALISMO

TROPICAL FM 97.7 - 2020 - LESS.webmaster