1/2

Confirmado dois casos de dengue em Águas de Chapecó. São Carlos bloqueia áreas.


O LACEN - Laboratório Central do Estado de Santa Catarina, ligado a DIVE/SC confirmou dois casos de dengue em Águas de Chapecó, na tarde desta sexta-feira (21). Os casos são de um casal de irmãos, de 14 e 21 anos, que já estão sendo tratados e passam bem. Eles residem próximo ao bairro Novo Horizonte.

A Secretária de Saúde de Águas de Chapecó, Simone Ávila confirmou os casos, e uma Nota de Utilidade Pública foi publicada, com as orientações e tranquilizando a população no sentido que todos as medidas já foram tomadas e que um monitoramento já é feito. Ela destacou que situações assim já estavam previstas devido ao número de focos, e por Águas de Chapecó ser cortada por uma rodovia de grade fluxo (SC 283).

Inicialmente a informações foi confirmada por Fabio Castelani, Fiscal de Vigilância Sanitária Municipal e Coordenador do Setor de Endemias de São Carlos. Segundo ele, São Carlos está diretamente ligado, uma vez que os dois pacientes, um trabalha em uma empresa no Parque Industrial de São Carlos e outro estuda na EEB Cardeal Arcoverde. Estas duas regiões passarão por trabalho de borrifação/fumacê do ambiente ainda nesta sexta-feira.

O mesmo processo será realizado em Águas de Chapecó, próximo a residência da família dos pacientes, também neste dia 21. Uma orientação para a comunidade é a intensificação do uso de repelente.

A orientação é para que a população deixem as residências abertas durante o trabalho da DIVE, tomando alguns cuidados. (lista abaixo)

A Dengue é uma doença febril grave causada por vírus transmitidos por picadas de insetos, especialmente os mosquitos. Existem quatro tipos de vírus de dengue.

Os sintomas são febre alta, dores musculares e articulares, e em casos graves, há hemorragia intensa e choque hemorrágico (quando uma pessoa perde mais de 20% do sangue ou fluido corporal), o que pode ser fatal.

A reportagem da Tropical FM conversou ao vivo com Fabio Castelani de São Carlos e Simone Avila e Andrise Perosso de Águas de Chapecó, que falaram sobre os procedimentos de bloqueios que estão sendo cumpridos conforme protocolo.

No dia 26, o Quadro Entrevista contará com a presença da Secretária aguense, Simone Avila e a gente de Endemias, Andrise Perosso a partir das 07h45.

Leia Nota na íntegra.

#JORNALISMO

TROPICAL FM 97.7 - LESS.webmaster