1/2

Ainda dá? Veja o que o Grêmio precisa para ser campeão Brasileiro


Depois da classificação à final da Copa do Brasil, o Grêmio adentrou 2021 com o pé direito ao vencer o Bahia na última quarta-feira pelo Brasileirão. A oito pontos do líder São Paulo, o Tricolor se permite sonhar com o título. Mas precisará de um aproveitamento superior a 80% nos 11 jogos que lhe restam.


O time gaúcho está há 13 rodadas sem derrota e somou 24 pontos nos últimos 10 jogos pela competição. É o melhor desempenho recente diante dos principais concorrentes ao título (veja o comparativo abaixo). Contudo, deixou o G-4 na noite de quinta após a vitória do Inter sobre o Ceará.


Dos seis primeiros, Grêmio, Atlético-MG e Flamengo têm um jogo a menos que os demais. Portanto, o trio ainda possui 11 rodadas pela frente, enquanto o São Paulo e o Inter, 10. Já o Palmeiras, que folgou novamente, está duas partidas atrás dos concorrentes. Se vencê-las, fica a seis pontos do líder São Paulo - mantendo a tabela atual.


O Grêmio enfrentará três candidatos ao rebaixamento (Fortaleza, Coritiba e Botafogo) e cinco que brigam pelo topo (Palmeiras, Atlético-MG, Inter, Flamengo e São Paulo). Pode atingir no máximo 81 pontos.


Porém, de acordo com o matemático Tristão Garcia, a pontuação média para qualquer time ser campeão brasileiro nesta edição é de 76 pontos, com 99% de chance. Sendo assim, pegue sua calculadora e confira a projeção para um dos seis primeiros faturar o título:

  • O Grêmio precisa fazer 28 pontos de 33 possíveis (84,8% de aproveitamento);

  • O São Paulo precisa somar 20 pontos de 30 (66,6%);

  • Atlético-MG e Flamengo precisam somar 27 pontos de 33 (81,8%);

  • O Inter precisa somar 26 pontos de 30 (86,6%);

  • O Palmeiras precisa somar 32 pontos de 36 (88,8%).

Portanto, é fundamental que o Grêmio vença o Fortaleza no próximo sábado, no Castelão. Ainda mais importante será somar pontos nos quatro jogos seguintes, todos confrontos direto (veja a lista abaixo).


Enquanto a torcida gremista realiza cálculos, o grupo de jogadores encerra a preparação nesta sexta-feira antes do duelo com o Fortaleza. A partida está marcada para sábado, às 21h, no Castelão, pela 29ª rodada do Brasileirão. O Tricolor tem 48 pontos e está na quinta colocação.


Fonte: globoesporte.globo.com

Foto: Lucas Uebel/DVG/Grêmio

TROPICAL FM 97.7 - LESS.webmaster