1/2

Atenção: São Carlos registra caso importado de Dengue



O município de São Carlos registrou um novo caso de dengue, desta vez importado.


O masculino, que não teve o nome divulgado passa bem, e reside no Bairro Jardim Alvorada, onde inclusive já teve uma ação de Ultra Baixo Volume (borrifação) realizada nesta quinta-feira (10). Outros dois locais em que o paciente havia circulado, também receberam a ação de bloqueio.


O caso foi confirmado ainda na semana passada, e todas as medidas de isolamento e bloqueio foram tomadas, e desde então nenhum caso suspeito foi verificado. Com isso desde janeiro de 2020, São Carlos contabiliza 117 casos de dengue. O último havia sido em junho deste ano.


O município teve quadro de epidemia de dengue no início do ano e por isso, prevendo um novo ciclo com a chegada do verão, Santa Catarina contou com a Semana D de combate a dengue recentemente.


No caso de São Carlos, a diferença do primeiro caso na epidemia, com esse importado de agora, é que este último a Vigilância Sanitária e o Setor de Endemias de São Carlos, logo identificaram o paciente, considerado marco zero, o que dificulta alguma propagação.


Mesmo assim, o risco é eminente, o coordenador de Endemias de São Carlos, Fabio Castelani, reforça que a comunidade deve fazer sua parte com a limpeza de terrenos e recolha ou remoção de locais que possam proliferar focos do mosquito transmissor, o Aedes Aegypti. Desde o início do ano, São Carlos contabiliza mais de 240 focos.


No caso importado de dengue em São Carlos, o paciente esteve na região de Itapema/SC, onde o vírus não deixou de circular, mesmo no inverno. A orientação é para que as pessoas usem repelente, e que em caso de sintomas, como febre, dor de cabeça, e manchas avermelhadas na pele, procure uma unidade de atendimento.



Tropical FM/EC

TROPICAL FM 97.7 - LESS.webmaster