1/2

Caxambu do Sul é 4º em SC e 24º no País em informação



O Ranking mostra Caxambu do Sul em quarto lugar no estado, e o 24º em qualidade da informação no país.



O ranking da qualidade da informação contábil e fiscal é uma iniciativa da Secretaria do Tesouro Nacional e foi criada para avaliar a consistência da informação que o Tesouro recebe por meio do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi).


A intenção é fomentar a melhoria da qualidade da informação contábil e fiscal que é utilizada tanto pelo Tesouro Nacional quanto pelos diversos usuários dessa informação.


A primeira versão do ranking foi publicada em 2019 e observou dados estaduais de 2018. Essa versão utilizou verificações consideravelmente simples e os dados da Declaração de Contas Anuais do Relatório Resumido de Execução Orçamentária do 6º Bimestre e do Relatório de Gestão Fiscal do 3º quadrimestre.


Para o ranking de 2020, que analisa os dados de 2019, foram introduzidas várias inovações, como a criação de novas verificações mais complexas, a inclusão da Dimensão I e a introdução do Ranking Municipal.


As bases de dados foram extraídas no dia 03/06/2020 e considerou as declarações homologadas até o dia 02/06/2020. Além dessa versão, ainda será disponibilizado um painel online do ranking que será atualizado diariamente e refletirá eventuais correções que forem efetuadas nas declarações.



Dimensões da informação


O ranking da qualidade da informação é dividido em dimensões de avaliação. Cada uma dessas dimensões reúne um conjunto de verificações que tem o mesmo objetivo ou que sejam relacionadas às mesmas informações. Atualmente, existem quatro dimensões de avaliação: Dimensão I - Gestão da informação; Dimensão II - Informações Contábeis; Dimensão III - Informações Fiscais e Dimensão IV - Informações Contábeis x Informações Fiscais.


Na colocação nacional, Santa Catarina ficou em segundo lugar, atrás do estado de Pernambuco. Na colocação nacional por município, Caxambu do Sul ficou na 24ª posição. Muitos municípios aparecem empatados neste quesito.


Já na classificação estadual a Capital da Melancia está em quarto lugar, e na classificação regional Caxambu do Sul aponta na terceira colocação.


Para o prefeito Glauber Burtet, assim como em 2019 na avaliação de gestão fiscal, Caxambu do Sul demonstra mais uma vez que o trabalho prestado pela Administração Municipal dá resultados positivos quando realizado com seriedade e responsabilidade.


Já o secretário de Administração, Finanças e Planejamento do município, Eduardo Luis Sfreddo, acrescenta que a organização da equipe e a sincronia do desenvolvimento das tarefas e prazos eleva cada vez mais o município a patamares de reconhecimento em todas as esferas.


Cada verificação incorpora conceitos evidenciados no Manual de Contabilidade Aplicado ao Setor Público, no Manual de Demonstrativos Fiscais e nas Instruções e Guias de Preenchimento do Siconfi.



Fonte/foto: ASCOM-Prefeitura de Caxambu do Sul

TROPICAL FM 97.7 - LESS.webmaster