1/2

Covid-19: Chapecó registra 2º caso. SC passa de 50 registros

Atualizado: 21 de Mar de 2020




Santa Catarina tem 51 casos confirmados de coronavírus em 15 cidades, informou o governo do estado na noite desta sexta-feira (20). São 361 casos suspeitos.




Para o Oeste a novidade é Chapecó com dois casos. No primeiro, segundo a Prefeitura de Chapecó, a paciente é uma mulher, de 33 anos, que esteve em viagem para a Espanha com o marido no início do mês de março e teve o resultado positivo para Covid-19. Eles retornaram ao Brasil no dia 14 de março, quando ambos procurando atendimento médico. A mulher apresentou sintomas compatíveis ao coronavírus, já o marido não apresentou sintomas. O casal segue em isolamento domiciliar.


Já na manhã deste sábado (21) Chapecó registrou o segundo caso de coronavírus. A confirmação ocorreu pela Prefeitura de Chapecó, após o Laboratório Central do Estado (Lacen-SC) testar nova análise de um dos casos localizados em Chapecó. Este segundo caso é de um homem, mas não foram divulgados maiores detalhes. Os dois casos não apresentam elo de contaminação entre si. Ambos estão em suas respectivas residências. Oito casos estão descartados em Chapecó. Neste momento, há 9 pessoas em isolamento domiciliar na Capital do Oeste.


No Estado, há oito pacientes internados, sendo alguns diagnosticados com a doença e outros com suspeita de Covid-19. Entre os hospitalizados estão quatro idosos e outros mais jovens, incluindo uma criança de cinco anos cujo resultado do teste ainda não foi concluído. Outros 361 casos ainda são investigados em todas as regiões catarinenses. Pela manhã eram 28 casos de coronavírus no estado.


Santa Catarina está no estágio de transmissão comunitária, quando não é possível identificar a origem do contágio, e decretou situação de emergência na terça (17). Entre as restrições estão o fechamento de comércios não essenciais, e a proibição de transporte coletivo e de permanência de pessoas em locais públicos como parques, praças e praias. A recomendação é que a população fique em casa.


Apesar de a transmissão comunitária ter sido identificada no Sul catarinense, Zeferino disse que isso já pode estar ocorrendo em qualquer região do estado, com pessoas assintomáticas.

Segundo o governador, o estado tem atualmente, entre hospitais estaduais e filantrópicos, 48 leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) aptos a receber pacientes no momento, e 104 novos leitos podem ser disponibilizados em até 20 dias. A meta do estado é disponibilizar 278 leitos durante o período de enfrentamento da doença.


As cidades com casos diagnosticados são:

Florianópolis: 10

Tubarão: 6

Balneário Camboriú: 4

Braço do Norte: 4

Criciúma: 3

Joinville: 3

Imbituba: 2

Rancho Queimado: 2

Chapecó: 1

Jaraguá do Sul: 1

Itajaí: 1

Navegantes: 1

Pomerode: 1

São José: 1


Fiscalização do decreto


Desde a publicação do decreto, foram feitas 5.102 intervenções pela polícia durante fiscalização do cumprimento das novas regras, gerando 517 ocorrências e 479 notificações. No total, foram 38 interdições em estabelecimentos e 68 termos circunstanciados foram assinados.


Fonte: G1/SC/Radio Efapi

TROPICAL FM 97.7 - LESS.webmaster