1/2

Covid19: Lacen/SC realizou mais de 405 mil testes PCR


O ano de 2020 trouxe grandes desafios para a saúde pública devido à pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2). O Laboratório Central (Lacen), que atua há 69 anos no diagnóstico laboratorial de doenças infectocontagiosas entre outras atividades, exerceu um importante papel neste contexto.


A unidade realizou 405.156 testes de RT-PCR, exame coletado por meio de um swab (“cotonete”), considerado padrão ouro para o diagnóstico da Covid-19. Os exames são enviados ao Lacen pelas Unidades de Saúde de todo estado, principalmente de hospitais e centros de triagem.


Os colaboradores do Laboratório se uniram em uma força-tarefa para processar os exames de diagnóstico da Covid-19 com agilidade e eficiência. Para absorver o aumento da demanda, foram necessárias reestruturações logísticas em relação às amostras, processos e de pessoal.


Os laboratórios regionais do Lacen, localizados em pontos estratégicos no Estado, somam esforços participando efetivamente da realização da preparação do paciente, coleta, manipulação e armazenamento. Já o Lacen da Regional de Joaçaba teve uma ampliação do Laboratório de Biologia Molecular, absorvendo a demanda de parte da população do Oeste.


A equipe técnica formada por 135 colaboradores foi ampliada com a contratação de 25 novos profissionais.



Fonte/foto: SECon

TROPICAL FM 97.7 - LESS.webmaster