1/2

Covid19: Tratamento precoce em discussão, entenda



O tratamento precoce contra o coronavírus foi tema de reunião de trabalho on-line, promovida pela Câmara de Vereadores de Chapecó, nesta quarta-feira (03).


O encontro foi realizado atendendo requerimento de autoria do vereador Andre Kovaleski, reuniu demais vereadores e também teve a participação dos médicos Diego Leonardo Bet e Débora Martins.


O tratamento precoce é um assunto que foi ganhando espaço nos debates dentro e fora do Brasil, principalmente em função do período em que as vacinas contra a Covid-19 eram desenvolvidas.


A neurologista Débora Martins, foi a primeira a se manifestar e apresentou dados referentes aos estágios da doença e citou municípios do país que adotaram protocolo de tratamento precoce, que segundo ela, obtiveram bons resultados.


O dermatologista Diego Bet, também se mostrou a favor do tratamento precoce e disse que todas as doenças devem ser combatidas rapidamente. Segundo ele, os antivirais, por exemplo, devem ser aplicados em até 72 horas.


A reunião de trabalho que foi toda realizada de forma virtual também foi exibida pelos canais oficiais do legislativo. O público por intermédio das redes sociais, teve a oportunidade de fazer questionamentos aos médicos.


Falando em tratamento precoce, enquanto Chapecó discute, a cidade de Rancho Queimado, na Serra, com cerca de 6 mil habitantes, mesmo com Hospital na cidade está sem internação por Covid19. Lá o tratamento precoce com medicamentos que não curam, mas reforçam a imunidade do indivíduo contra o vírus é receitado. Um termo é assinado pelos munícipes. O protocolo é defendido pela prefeita Cleci Veroneze.


O município, considerado porta de entrada da Serra, tem índice de internação zero. Em entrevista recentemente, a mesma que preside a associação dos municípios da grande Florianópolis, destacou que o modelo tem sido procurado por outras cidades, que além da eficácia na prevenção, tem baixo custo.


Outra cidade que disponibiliza por meio de seu governo local o receituário com um coquetel de medicamento para tratamento precoce nos primeiros sintomas da Covid19 está a cidade de Anchieta, no Oeste.


O tratamento precoce é rebatido por profissionais, órgãos de saúde e até judiciário, por que alguns medicamentos apontados não tem eficácia comprovada contra o vírus chinês. O tratamento foi muito defendido pelo Presidente Jair Bolsonaro, logo no início da pandemia.





Tropical FM/Site chapeconoticias.org

TROPICAL FM 97.7 - LESS.webmaster