1/2

Dupla Gre-Nal diz que protocolos já atendem novo decreto e segue com treinos


Grêmio e Inter alinharam discursos e soltaram ao mesmo tempo duas notas oficiais comunicando a retomada dos treinos na tarde desta segunda-feira com os mesmos protocolos seguidos desde a semana passada. A decisão conjunta foi tomada após idas e vindas e uma série de reuniões para tratar das restrições do novo decreto de distanciamento social do governo do Rio Grande do Sul.

A dupla Grenal garantiu que os protocolos médicos e rotinas de trabalho já em vigor desde a semana passada estão de acordo com as restrições propostas no decreto.


A interpretação dos dois clubes para o decreto é de que as atividades já são realizadas de forma individualizada. Mas tanto Grêmio quanto Inter estão abertos e cogitam fazer ajustes em seus protocolos para se adequar a possíveis determinações e solicitações do governo.

O plano publicado no Diário Oficial no último domingo divide o estado em 20 regiões e as classifica por cores de bandeiras, de acordo com o nível de risco de contágio para o coronavírus - os critérios levam em conta os números de casos coronavírus e leitos de hospitais disponíveis em cada região. Porto Alegre foi enquadrada na cor laranja, com risco moderado.

Conforme o texto do decreto, os clubes podem operar com 25% do quadro de funcionários e com atendimento "individualizado de atleta profissionais e amadores por ambiente, respeitando o teto de ocupação".

Grêmio e Inter retomaram as atividades na última terça-feira com controles rigorosos de saúde e higiene em seus respectivos centros de treinamentos. Atletas e funcionários foram testados para Covid-19 e têm a temperatura medida assim que chegam às dependências dos clubes. Os jogadores também fazem um exame para medir o nível de oxigênio no sangue, utilizado para diagnosticar doenças respiratórias.


As atividades são realizadas em pequenos grupos de até seis jogadores por profissional da comissão técnica, com ao menos dois metros de distância entre cada atleta. Não há acesso a vestiário, refeitório e academia dos CTs. Pesos e halteres para musculação são instalados no gramado e utilizados mediante higienização com álcool. Os protocolos são usados de exemplo na CBF.


FONTE: Globoesporte.com

FOTOS: Ricardo Duarte/Internacional e Lucas Uebel/Grêmio FBPA

TROPICAL FM 97.7 - 2020 - LESS.webmaster