1/2

Eleições Americanas: Biden é o 46º presidente dos EUA


O democrata Joseph Robinette Biden Jr., mais conhecido como Joe Biden, foi eleito o 46º presidente da história dos Estados Unidos. Com a vitória se somam dois recordes: é o mais velho eleito para a Casa Branca, aos 77 anos, e detém a maior quantidade de votos populares recebidos em uma eleição presidencial americana.

Biden assume o comando da maior potência do mundo sob uma brutal crise econômica provocada pela Covid-19 e suas mais de 230 mil vítimas, fazendo dos Estados Unidos líder em número de mortos pela doença, além de uma disputa cada vez mais acirrada com a China pela hegemonia global.

A pandemia levou a um número recorde de votos pelos correios, num movimento dos eleitores para evitar filas e aglomerações durante a votação, e que atrasou a apuração nos estados.

Quem votou presencialmente (majoritariamente eleitores de Trump) teve o voto contabilizado mais rapidamente que os votantes pelo correio (massivamente eleitores de Biden).

Conforme os votos por correspondência chegavam e a contagem era feita, o número pró-Biden aumentava. A virada do democrata em diversos estados na reta final da apuração tem sido contestada por Trump.

A CNN americana anunciou, por volta das 13h20 da tarde deste sábado (7), horário de Brasília, segundo suas projeções, que Biden havia superado os 270 votos no colégio eleitoral.



Fonte/foto: CNN Brasil

TROPICAL FM 97.7 - LESS.webmaster