
O democrata Joseph Robinette Biden Jr., mais conhecido como Joe Biden, foi eleito o 46º presidente da história dos Estados Unidos. Com a vitória se somam dois recordes: é o mais velho eleito para a Casa Branca, aos 77 anos, e detém a maior quantidade de votos populares recebidos em uma eleição presidencial americana.
Biden assume o comando da maior potência do mundo sob uma brutal crise econômica provocada pela Covid-19 e suas mais de 230 mil vítimas, fazendo dos Estados Unidos líder em número de mortos pela doença, além de uma disputa cada vez mais acirrada com a China pela hegemonia global.
A pandemia levou a um número recorde de votos pelos correios, num movimento dos eleitores para evitar filas e aglomerações durante a votação, e que atrasou a apuração nos estados.
Quem votou presencialmente (majoritariamente eleitores de Trump) teve o voto contabilizado mais rapidamente que os votantes pelo correio (massivamente eleitores de Biden).
Conforme os votos por correspondência chegavam e a contagem era feita, o número pró-Biden aumentava. A virada do democrata em diversos estados na reta final da apuração tem sido contestada por Trump.
A CNN americana anunciou, por volta das 13h20 da tarde deste sábado (7), horário de Brasília, segundo suas projeções, que Biden havia superado os 270 votos no colégio eleitoral.
Fonte/foto: CNN Brasil