1/2

Eleições: Chefe de Zona Eleitoral São Carlos tira dúvidas



Em entrevista a Tropical FM na manhã desta sexta-feira (4) participou o Chefe de Cartório e Zona Eleitoral de São Carlos, Everton Hetzel (foto).


OUÇA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA.


Em pauta, pontos e duvidas mais constantes quanto ao calendário eleitoral e a preparação para o pleito municipal em 15 de novembro.


Primeiramente Hetzel falou sobre a convocação de mesários, treinamento dos mesmos, que serão a distância, além dos benefícios que estes recebem por prestar o serviço.

Sobre Biometria, ele afirmou que não haverá votação do sistema biométrico, e ele alerta os eleitores que estavam com título cancelado devido a não realização do cadastramento biométrico, poderão votar normalmente, em função da pandemia.

Sobre atendimento presencial ele destacou o atendimento home office da equipe de cartório, lembrou dos procedimentos de forma online. Aliás, ele observa que eleitores podem acessar informações e emitir documentos través de aplicativos e sites.

Na reportagem, Everton Hetzel também falou sobre o título e cadastramento deste que somente será realizado, ou terá algum procedimento após eleições. Que uma resolução estabelece várias regras, incluindo sobre as convenções, serem realizadas de forma online. Além disso, ele pede atenção as siglas no registro de candidaturas, cumprimento de prazos e para escolha responsável de candidatos.

Sobre seções eleitorais, haverá um enxugamento destas, assim como ocorre em pleitos municipais. Serão 20 seções em São Carlos. 12 em Águas de Chapecó, 10 em Caxambu do Sul, 8 em Planalto Alegre e 5 seções e Cunhataí. O número de mesários será de aproximadamente 200 na Comarca Eleitoral

A ordem dos votos, primeiro vereador, 5 dígitos e depois para prefeito dois dígitos, também foi lembrado, além da logística na hora do voto e a higienização durante o processo, que tende a ser de forma rápida.

Na entrevista desta manhã, o chefe de cartório também alertou partidos político para prazos, e demais informações que estes deverão estar atentos. Sobre Convenções partidárias ele destacou que cada partido está habilitado a utilizar ferramentas online de forma que sejam seguidas a Lei das Eleições.


Tropical FM/EC / Foto: Daiane Gerhardt

TROPICAL FM 97.7 - 2020 - LESS.webmaster