1/2

Estiagem ainda castiga municípios de Santa Catarina


A situação de estiagem teve uma melhora significativa em Santa Catarina devido ao volume de chuva considerável nos últimos três meses. É o que aponta o nono Boletim Hidrometeorológico Integrado do Estado. Porém, algumas cidades ainda enfrentam algum tipo de problema no abastecimento impactado pelo tempo seco.


Conforme dados estudados entre 285 cidades catarinenses, é possível destacar que Santa Catarina tem 221 cidades em estado de normalidade, 55 em estado de atenção, seis em alerta e três em estado crítico. Isso demonstra que o período ainda delicado no estado, já que registra falta de chuva por longos períodos desde 2019.


A gerente de Fiscalização de Saneamento Básico da Aresc, Luiza Burgardt comenta que embora a situação tenha melhorado, o período é delicado para alguns municípios que se encontram ainda em estado de alerta e crítico.


Para o próximo trimestre, a previsão é de continuidade de médias a poucas chuvas, mantendo a normalização do abastecimento urbano. No entanto, devido à condição hidrológica dos cursos d’água, é possível indicar a permanência da estiagem prolongada em Santa Catarina por conta da necessidade de uma maior distribuição e volume de chuvas.


Fonte/foto: SECOM/SC

TROPICAL FM 97.7 - LESS.webmaster