1/2

Fogo atinge Floresta Nacional em Chapecó



Um incêndio atingiu a Floresta Nacional de Chapecó na manhã desta quinta-feira (6). Cerca de dois hectares de pinus foram destruídos pelas chamas, mas o fogo já foi controlado e não houve sem feridos.



Os bombeiros de Chapecó iniciaram o combate das chamas por volta das 2h30 na comunidade de Fazenda Zandavalli, às margens da SC-283, a cerca de 20 quilômetros do Centro do município.


São aproximadamente 1.270 hectares de mata, sendo 300 hectares com pinus, área onde o fogo atingiu. A área foi isolada ainda durante a madrugada e os bombeiros trabalharam no combate direto dos focos usando batedor, máquina costal e canhão de água nos locais de fácil acesso. Foram utilizados 12 mil litros de água nos trabalhos finalizados no fim da manhã.


Segundo o chefe da Floresta Nacional de Chapecó, Claudemir Luiz da Silva, a área abriga diversas espécies da fauna e flora, incluindo macaco prego, capivara e outros animais. A região dos pinus vivem cobras, tatus e lagartos.


Claudemir diz que os profissionais da Floresta Nacional realizaram varredura na área atingida e, felizmente, nenhum animal foi encontrado morto. As causas do incêndio ainda são desconhecidas, mas não se descarta ação humana direta.


A Defesa Civil emitiu um alerta para risco de incêndios na região Oeste de SC. Os bombeiros complementam que, neste momento, está proibido todo e qualquer tipo de fogo: seja para limpeza de terrenos, lavouras, queima de lixo e etc.


Veja mais;



Fonte/foto: ND+/COBOM

TROPICAL FM 97.7 - LESS.webmaster