1/2

Hoje começa a Liga das Nações e tem jogão; confira!



A Liga das Nações está de volta. A segunda edição da competição com as 55 federações da Europa começa nesta quinta-feira, com 10 jogos. O torneio, que substitui amistosos em datas Fifa e pode dar vagas na Copa do Mundo de 2022, é o primeiro entre seleções a ser disputado em meio aos limites impostos pela pandemia do coronavírus, que volta a preocupar o continente.


De acordo com o Centro Europeu de Prevenção e Controle das Doenças (ECDC), a Europa está perto de atingir o patamar de contaminação registrado no pico da pandemia, em março: taxa de notificação de 46 pessoas por 100 mil habitantes. O aumento é significativo há cinco semanas, principalmente na Itália, Espanha, França e Alemanha.

As dificuldades de logística em meio à epidemia levaram o Conselho da Fifa a criar no fim de agosto exceções na liberação de jogadores para as seleções. As delegações viajaram com grupos reduzidos, os integrantes foram submetidos a mais testes, e as primeiras partidas serão realizadas sem a presença de público.


Nesta quarta-feira, às vésperas do jogo contra a Eslováquia, a República Tcheca teve de passar todo o elenco a mais uma rodada de exames porque um integrante testou positivo inicialmente. A França, por exemplo, está desfalcada do meia Pogba, do Manchester United, e do volante Ndombele, do Tottenham, ambos infectados.


Além disso, como o calendário da última temporada "invadiu" a de 2020/21, muitos jogadores tiveram menos semanas de descanso e também menos tempo de preparação.

O formato do torneio foi modificado nesta edição, ampliando o número de seleções nas duas principais divisões. A Alemanha foi uma das beneficiadas e escapou do rebaixamento. Por outro lado, a equipe estará desfalcada nos primeiros jogos dos destaques do Bayern de Munique, que não foram chamados por causa da final da Liga dos Campeões. Casos de Gnabry, Goretzka, Kimmich e Neuer.

E a estreia é contra a Espanha, em Stuttgart. As duas seleções estão no Grupo 4, junto de Suíça e Ucrânia, que também jogam nesta quinta-feira. A partida marca o retorno do técnico Luis Enrique à seleção espanhola, em franco processo de reformulação.

Sem o técnico Ronald Koeman, que foi para o Barcelona, a Holanda encara na sexta-feira a Polônia sem Lewandowski, autor de 59 gols na última temporada. No sábado, a Inglaterra enfrenta a Islândia, sem o capitão Maguire


A segunda rodada será disputada entre os dias 6 e 8 de setembro, domingo e terça-feira da outra semana. Até o fim do ano haverá outros quatro jogos, dois em outubro e dois em novembro.


Os jogos da elite da Liga nesta semana:


Alemanha x Espanha - Quinta-feira (15h45) Ucrânia x Suíça - Quinta-feira (15h45)

Itália x Bósnia - Sexta-feira (15h45) Holanda x Polônia - Sexta-feira (15h45)

Islândia x Inglaterra - Sábado (14h) Dinamarca x Bélgica - Sábado (15h45) Suécia x França - Sábado (15h45) Portugal x Croácia - Sábado (15h45)


Entenda a Liga das Nações


As 55 seleções foram separadas em quatro ligas, A, B, C e D, baseadas no ranking da edição anterior. A divisão principal tem quatro grupos (16 times), e as equipes se enfrentam dentro e fora de casa. O melhor de cada chave avança para a fase final, prevista para junho de 2021, em sede única, com semifinais, terceiro lugar e decisão do título. A Liga das Nações tem promoção e rebaixamento.


De olho no Catar-2022?


A Liga das Nações começa neste mês e vai até março de 2022. O torneio dá a oportunidade aos dois melhores times em sua classificação geral que não se garantirem para a Copa do Mundo via eliminatórias de participar do "playoff" da classificatória europeia.


FONTE: Globoesporte.com

FOTO: Infografia GE

TROPICAL FM 97.7 - 2020 - LESS.webmaster