1/2

Oeste: BR 282 tem radares instalados em cinco cidades


Cinco municípios que fazem parte da jurisdição do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) de Chapecó terão redutores de velocidade instalados na BR-282. Serão 23 radares distribuídos em trechos nos municípios de Ponte Serrada (1), Faxinal dos Guedes (3), Xanxerê (6), Xaxim (9) e Cordilheira Alta (4).


Segundo o supervisor regional do Dnit de Chapecó, Diego Fernando da Silva, a etapa atual é de “estudo técnico de instalação”, onde estão sendo definidos os locais exatos para a fixação dos dispositivos e limites de velocidade.


A instalação foi definida após um longo processo, que se estende desde 2016, época em que uma licitação foi realizada. Mas problemas no processo, incluindo recursos de empresas participantes, atrasaram a prática do serviço, com o governo federal suspendendo o trâmite.

O caso foi questionado judicialmente, por meio de uma ação popular, que resultou em um acordo entre o governo federal, Ministério Público e Judiciário, estabelecendo a instalação dos radares em função do risco de acidentes em vários trechos da região.


Ele também informou que as velocidades permitidas em cada trecho serão definidas com base nas características dos locais, mas nas áreas rurais (fora do perímetro urbano), a velocidade deverá ser de 80 km/h, com os limites variando entre 50 e 60 km/h nos perímetros urbanos.


Fonte/foto: Oeste Mais

TROPICAL FM 97.7 - LESS.webmaster