1/2

Planalto Alegre: Saúde orienta cidadãos e divulga boletim

A Secretaria de Saúde de Planalto Alegre informa aos doadores de sangue que não estará fazendo o transporte de pacientes até Chapecó para que se submetam ao processo. Os interessados em contribuir com os estoques que estão em falta, podem se dirigir até a HEMOSC por conta própria para realizarem as doações, mas com os devidos cuidados de prevenção.


O setor também informa que chegaram novas doses da vacina para Influenza na Unidade Básica de Saúde. As vacinas serão realizadas e estão disponíveis para toda a população. Os interessados em atualizar sua caderneta devem passar na sala de vacinas para realizar o processo. É importante que todos levem consigo documentos pessoais e sigam as instruções dos profissionais de saúde que estão orientando no local.


Segue algumas orientações em relação ao atendimento na Unidade Básica:

• Usar álcool 70% ao entrar no estabelecimento.

• Evitar contatos próximos, como abraços e aperto de mãos;

• Respeitar e manter uma distância segura (um metro e meio entre as pessoas) e evitar aglomerações;

• Usar máscara;

• Evitar ao máximo tocar no rosto, principalmente boca, nariz e olhos;

• Ao tossir ou espirrar, cubra a boca com o antebraço ou um lenço de papel e descarte-o imediatamente, em seguida higienize as mãos. Se estiver usando máscara, higienize as mãos e troque-a por outra limpa;

• Aguarde ser chamado para ser atendido.


Ainda conforme o setor de saúde, em casos de suspeita do COVID-19, o munícipe deve entrar em contato com o SUS através do Disque saúde 136 ou aplicativo de celular do SUS coronavírus-sus, para informações sobre sintomas, medidas preventivas, autodiagnostico e acesso às unidades básicas de saúde. A dica é para que se evite procurar pronto socorro e laboratórios para realização de exames sem orientação adequada.


Confira boletim divulgado referente ao Covid-19 e também a Dengue.



Tropical FM/Marka Comunicação

TROPICAL FM 97.7 - 2020 - LESS.webmaster