1/2

São Carlos: Endemias alerta para Dengue em construções

Em inspeção a uma construção, a equipe de Endemias do município de São Carlos localizou 26 sapatas com larvas em um imóvel no centro da cidade. As sapatas são elementos da fundação formadas de concreto armado que servem para fixar os pilares de uma construção, por serem abertas, servem de criadouro do mosquito Aedes aegypti, se não forem concretadas em menos de uma semana.


Segundo o proprietário do imóvel, a entrega dos pilares atrasou, o que ocasionou a água parada nos locais. Nesses casos, a orientação é que se cubra as sapatas com objetos removíveis ou, caso os pilares tenham prazo de entrega demorado, deixar uma abertura para o escoamento de água.


O agente de endemias César Schoenberger informou que, segundo o Ministério da Saúde, 20% dos focos da dengue estão na construção e alguns hábitos praticados após o trabalho podem evitar a proliferação do mosquito, tais como estender as lonas, evitar o acúmulo de água em tambores e cobrir caixas d´água após o término do serviço.


As sapatas foram tratadas com larvicida de uso restrito à Endemias, que inibe o surgimento de larvas por dois meses. O proprietário foi notificado e orientado a realizar a adequação da construção no prazo de 60 dias.


É importante atentar que criadouros em uma construção atingem não só aos trabalhadores que correm grande risco de ficarem doentes, mas também a todos os vizinhos da obra, por isso qualquer pessoa pode denunciar possíveis focos de mosquitos nos canteiros de obra à equipe de Endemias, por meio do número 3325-1820.


Veja;



Fonte/foto: Endemias-São Carlos-Ana Paula Miranda

TROPICAL FM 97.7 - LESS.webmaster