1/2

São Carlos: Imagens mostram intensidade da estiagem

Um levantamento fotográfico foi registrado em algumas regiões da área urbana de São Carlos e mostra a gravidade relacionada a estiagem em lavouras e propriedades. Nesta quinta-feira (5) a equipe da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente percorreu alguns locais e imagens flagram a falta de chuva.

Lembrando que São Carlos decretou situação de emergência devido à estiagem, em documento protocolado na terça-feira (3) através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de São Carlos ao Governo do Estado, que precisa reconhecer o decreto para sua efetivação. O levantamento dos prejuízos, bem como laudos da Defesa Civil, Epagri, e da própria da Secretaria foram concluídos. Cooperativas também contribuíram.

Praticamente todas as regiões do município sofrem com o período de seca que se agravou nos últimos dias. Desde o primeiro semestre várias famílias são abastecidas com um caminhão pipa, e além de água para consumo animal, também existe abastecimento para consumo humano. Um credenciamento de caminhões para transporte de água também foi aberto e já outros dois caminhões no processo.


São Carlos possui um caminhão pipa com capacidade para 8 mil litros de água, sendo que por dia a demanda tem sido de 30 mil litros. Só em setembro foram destinados 238 mil litros de água para famílias da região de São Sebastião, região da São Pedro, São José e Linha Weber, além de Linha Jacutinga e arredores.

A situação de momento envolve todas as regiões do município e na cidade a orientação da Casan é para que racione água.

Cerca de 70% da produção de grãos está comprometida e a pastagem, por exemplo, não tem mais volta.

Conforme registros, a estiagem se prolonga desde junho de 2019, quando iniciou o período com média de chuvas abaixo do normal.


Veja imagens;




Tropical FM / Fotos: ASCOM-Prefeitura de São Carlos

TROPICAL FM 97.7 - 2020 - LESS.webmaster