1/2

São Carlos: PC e IMA deflagram operação Resíduo Sólido



A Polícia Civil, por meio da Delegacia de São Carlos, com o apoio do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), deflagrou operação "Resíduo Sólido", a fim de investigar ilícitos ocorridos no âmbito do Departamento Municipal de Estradas e Rodagens (DMER), vinculado à Prefeitura Municipal de São Carlos.


A Polícia Civil tomou conhecimento de que maquinário pesado da Prefeitura foi utilizado para recolhimento de resíduos sólidos em uma empresa privada que atua como fabricante de colchões, no Município de São Carlos.


O resíduo sólido foi recolhido em dois caminhões-caçamba. Em seguida, foi despejado em um terreno utilizado pela Prefeitura como aterro que deveria servir apenas para disposição de folhas e galhos recolhidos pela limpeza urbana (material orgânico).


A investigação constatou que no mês de outubro o lixo industrial havia sido enterrado, com a finalidade e esconder a disposição ilícita do material, o que restou comprovado após o uso de uma retroescavadeira para desenterrar o resíduo sólido do local.


Essa prática configura o crime de poluição ambiental na forma qualificada, em razão da disposição de resíduos sólidos em desacordo com as normas ambientais. O IMA esteve no local e constatou o ilícito ambiental, para fins de autuação administrativa.


A Operação ainda culminou no afastamento cautelar do servidor público que atua como Diretor do DMER, o qual acumula a função de Secretário Municipal de Obras, na Prefeitura de São Carlos. Tanto a empresa responsável pelo resíduo sólido, como também os seus administradores responderão pelos fatos constatados.


A reportagem da Tropical FM manteve contato com a empresa/indústria/fábrica de colchões, a qual se manifestará assim que se inteirar dos fatos. Já em relação a Prefeitura/DMeR, a reportagem tentou contato com o prefeito Rudi Sander, mas o mesmo estava em reunião, e até esta publicação não havia se manifestado.




Tropical FM com informações e fotos de Polícia Civil/Delegado André Beckmann

TROPICAL FM 97.7 - LESS.webmaster