1/2

São Carlos: Professores participam de formação virtual

Foi realizado nesta quarta-feira (22), o primeiro encontro virtual de formação continuada de professores da Região da AMOSC (Associação dos municípios do oeste de Santa Catarina), uma continuidade da formação já realizada em 04 de fevereiro, quando deu-se a primeira etapa.


Esta formação é uma parceria e organização da AMOSC, através da Locenir de Moura Selivan, Assessora em Educação e Cultura e das universidades UNOCHAPECÓ e UFFS (Universidade Federal da Fronteira Sul).


Segundo a orientadora educacional da Secretaria Municipal de Educação de São Carlos, Janete Giongo, no encontro os professores estavam divididos em 10 grupos, e cada grupo com um professor formador de uma das universidades parceiras. Locenir, da AMOSC, orientou que diante deste novo contexto reorganizado remotamente, significa que poderemos desenvolver outros momentos neste mesmo formato on-line.


O secretário de educação de São Carlos, professor Sadi Baron, parabeniza a equipe que organizou esta formação, que não tem medido esforços para reinventar e mediar este momento tão complexo e tão desafiador; é um momento importante para desenvolver as habilidades do uso das tecnologias previstas na BNCC.



Leia texto na íntegra.


Neste dia 22/04/2020, ocorreu o primeiro encontro virtual de formação continuada de professores da Região da AMOSC (Associação dos municípios do oeste de Santa Catarina), uma continuidade da formação já realizada em 04/02, quando deu-se a primeira etapa.


Esta formação é uma parceria e organização da AMOSC, através da Locenir de Moura Selivan, Assessora em Educação e Cultura e das universidades UNOCHAPECÓ e UFFS (Universidade Federal da Fronteira Sul).


Segundo a orientadora educacional da Secretaria Municipal de Educação de São Carlos, Janete M. S. Giongo, o encontro foi realizado por meio da plataforma Hangout Meet, sendo que os professores estavam divididos em 10 grupos, e cada grupo com um professor formador de uma das universidades parceiras.


Locenir, da AMOSC, orientou que diante deste novo contexto reorganizado remotamente, significa que poderemos desenvolver outros momentos neste mesmo formato on-line. “Este encontro on-line considerou o eixo formativo para 2020 que compreende o foco no planejamento e outros dois elementos estruturantes: as práticas educativas e a avaliação formativa a partir do currículo regional/municipal”, afirma Locenir.


O professor formador do grupo de Inglês e do grupo de Tecnologias, Dr. Lautenai Antonio Bartholamei Junior, “a educação começa a evoluir. Assim como algumas áreas, somente em 2020 estamos entrando finalmente no século XXI. Uma sala cheia, mas todos no conforto de suas residências ou mesmo em seus locais de trabalho. Todos reunidos na busca de respostas para enfrentar esse novo momento: assim foi a formação de ontem. Horário, 14h em ponto, nenhum meio de transporte atrasou, nenhuma rodovia bloqueada para manutenção ou qualquer outro contratempo. Professores e formadores não precisaram passar 1h ou 2h no caminho para chegar ao local de formação, ganhamos esse tempo. Duas horas de curso, tempo mais que acertado para uma formação. Comunicação multidirecional, conteúdo programático devidamente seguido e nenhum relato de contratempos por parte dos participantes, visto que a internet colaborou como tem feito há mais de 30 anos. Enfim, tudo aquilo que eu já esperava ter ocorrido há mais de uma década aconteceu ontem. O resultado? Vamos esperar a avaliação dos professores. Mas podemos perceber que foi no mesmo nível ou diria, até melhor, que em formações presenciais. Em suma, alcançamos nossas metas, tivemos produtividade. Para as cidades, reduzimos os estresses com deslocamento, custos de transporte, alimentação. Com certeza esses recursos economizados poderão ser melhor aproveitados nas escolas, local em que é mais importante sua utilização. Está na hora de refletirmos sobre todas nossas práticas, sobre horas em cursos e também na nossa escola. Veremos que 200 dias letivos ou 800h terão que ser repensados, que esse passo em relação à tecnologia não irá voltar mais e assim vejo uma educação como deveria ter iniciado o século. Deixo meu enorme agradecimento aos professores da rede municipal de São Carlos, pois, assim como não somos professores sem alunos em nossas escolas, ontem não teríamos formações sem esses professores. Parabéns, vocês foram as estrelas na formação da Amosc no dia 22 de abril de 2020”.


Para a professora Nilce K. Schmitz, “o curso foi excelente. Muito bem organizado e com orientações pertinentes ao momento pelo qual estamos passando. A interação que tivemos com os coordenadores mostrou-nos mais algumas alternativas criativas para a condução do processo ensino-aprendizagem online. Também foi nos dado a oportunidade de expor nossas angústias e, como se previa, é uma constante na vida do professor, frente à pandemia. Mas estes eventos vêm fortalecendo o professor, para que enfrente com tranquilidade este momento”.


Finalizando, Locenir completa que “neste momento, tão adverso de nossa história, seguimos firmes e fortes, buscando soluções criativas e tentando manter vivos nossos princípios humanísticos em defesa da vida, do diálogo, do respeito e a educação fazendo sua parte naquilo que estiver em seu alcançe para continuar mediando os processos pedagógicos e mantendo o vínculo com as crianças e jovens, enquanto se manter ainda, a suspensão das aulas”. Aproveitou para agradecer a colaboração e compreensão de cada um, pois, “em meio a tantos desafios que estamos vivendo posso dizer que efetivamos positivamente esta missão. Foram 10 Grupos Formadores interagindo no mesmo tempo. O engajamento e compromisso de cada professor formador das universidades parceiras e professores da Educação Básica dos municípios da região foi essencial neste momento”.


O secretário de educação de São Carlos, professor Sadi Baron, parabeniza a equipe que organizou esta formação, que não tem medido esforços para reinventar e mediar este momento tão complexo e tão desafiador; é um momento importante para desenvolver as habilidades do uso das tecnologias previstas na BNCC. A Secretaria da educação vai estar junto com a comunidade escolar para fazer o melhor a fim de superarmos esta crise do Covid-19. Gostaria de agradecer, também, a participação e a dedicação dos professores de toda a rede e os pais que vem auxiliando os alunos nas tarefas diárias do ensino remoto.


Veja


Tropical/SME/Janete

TROPICAL FM 97.7 - 2020 - LESS.webmaster