1/2

São Carlos: Profissionais alertam sobre Febre Amarela


Em entrevista a Tropical FM na manhã desta terça-feira (26) participaram Patrícia Lopes, Bióloga e Supervisora de Endemias, e a enfermeira Lurdiane de Ávila (e), ambas de São Carlos.


OUÇA A ENTREVISTA NA ÍNTEGRA.



Em pauta, o alerta sofre febre amarela, vacinas, sintomas, além do calendário vacinas e os cuidados com o mosquito Aedes Aegypti. Em resumo, Patrícia explicou o envolvimento de macacos, que são vítimas da febre amarela, já constatados em várias regiões, inclusive no Oeste. Ela detalha que não é o macaco que transmite a doença aos humanos e sim o mosquito.


Ela enfatizou que no caso de localização do macacos mortos em propriedades, que o setor de endemias seja notificado, para recolha do material e análise. Por outro lado, é proibido o abate do animal, em caso deste ser avistado em propriedades.


Já Lurdiane falou da existência da vacina contra a própria febre amarela no calendário vacinal. Ela detalhou quem e que faixa etária pode tomar. A técnica de enfermagem ainda falou sobre a disponibilidade da vacina, e o atendimento na sala de vacinas.


Em seguida, Patrícia falou dos casos confirmados de febre amarela no Estado, inclusive com mortes, sendo que Sobre sintomas de febre amarela, Lurdiane detalhou alguns apontamentos. Por fim, Patrícia ainda detalhou que além do alerta de febre amarela, a época é de cuidado com a dengue, deixando um recado a comunidade.


Na reportagem desta amanhã, Lurdiane ainda confirmou a imunização de todos os profissionais de saúde com as 54 doses de vacinas contra a Covid19 recebidas na semana passada. Já Patrícia, mais uma vez reforçou o alerta de cuidados para com a dengue, e as visitações realizadas pelo Setor de Vigilância e Endemias no cuidado e prevenção quanto a essa doença.



Tropical FM/EC

TROPICAL FM 97.7 - LESS.webmaster