1/2

SC: Cresce valor Bruto da Produção Agropecuária


Grande produtor de alimentos, o estado de Santa Catarina ampliou o faturamento do setor agropecuário em 2019. O Valor Bruto da Produção Agropecuária chegou a R$ 33,6 bilhões, um aumento de 8,8% em relação ao ano anterior. A alta foi impulsionada principalmente pelo desempenho da produção pecuária.


Os dados fazem parte da Síntese Anual da Agricultura e dos Indicadores de Desempenho da Agricultura e do Agronegócio de Santa Catarina elaborado pela (Epagri/Cepa).

A suinocultura foi o grande destaque da agropecuária catarinense no último ano e superou o valor da produção de frangos pela primeira vez em 20 anos.

A produção de suínos se tornou responsável por 19,2% do Valor Bruto catarinense, alcançando um valor de R$ 6,47 bilhões.

As receitas geradas pela cadeia produtiva, na fase de criação dos animais, foram 35% maiores do que em 2018. O bom momento da suinocultura catarinense é resultado de uma combinação de fatores: aumento na produção e também nos preços pagos ao produtor.


Santa Catarina é o maior produtor e exportador de carne suína do Brasil e vem em um ritmo acelerado de crescimento nas vendas internacionais.

Segundo o coordenador da Síntese Agropecuária, Tabajara Marcondes, o faturamento deste ano será muito influenciado pelo desempenho da economia brasileira e a reação do mercado internacional.

Fonte: Epagri/Cepa

TROPICAL FM 97.7 - LESS.webmaster