Santa Catarina teve uma perda de 406.093 mil empregos por causa da pandemia do coronavírus, apontou uma pesquisa feita pelo Sebrae e divulgada nesta segunda-feira (20).
Somente as perdas dos micro e pequenos negócios atingiram R$ 9,4 bilhões em quase um mês. Na pesquisa, 34,45% dos entrevistados afirmaram que precisaram fazer demissões. A pesquisa foi feita de forma online entre os dias 13 e 14 de abril. Foram feitas 4.348 mil entrevistas com micro, pequenos, médios e grandes empresários. No estado, são 855.952 mil empresários.
Ainda segundo a pesquisa, 1,22% das empresas fecharam, o que representa 10.443 mil negócios.
Entre as formas como a pandemia afetou os estabelecimentos constam índices como:
- não vão abrir mais: 1,22%
- fecharam temporariamente e aguardam liberação: 22,67%
- não houve mudanças no funcionamento: 15,10%
- em atividade, mas com redução na produção: 34,57%
- em atividade, com mudanças no funcionamento, como home office e tele-entrega: 26,05%
- não informaram: 0,39%
Além disso, 91,31% dos entrevistados afirmaram que tiveram perdas no faturamento das empresas. O setor mais impactado foi o comércio, com queda média de 68%. Na indústria, a perda média foi de 60%. No de serviços, de 62%. O setor menos impactado foi o agronegócio, com queda média de 42% no faturamento.
Em relação aos empregados, os empresários responderam que foram tomadas medidas como:
- diminuição na jornada de trabalho: 28%
- férias individuais: 30%
- férias coletivas: 16%
- banco de horas: 24%
- home office: 24%
- dispensa remunerada: 12%
- trabalham normalmente: 53%
Ajudaram na realização das pesquisa associações empresariais e industriais e CDLs de todas as regiões do estado.

Fonte/foto: G1/SC