1/2

Sicredi Alto Uruguai finaliza Ciclo Assemblear



Para demonstrar a transparência na gestão e decidir o futuro da Cooperativa, encerrando o Ciclo Assemblear 2020, foi realiza a Assembleia Geral Extraordinária e Ordinária da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG, no último sábado, 18, dia do aniversário de 39 anos da instituição.


Em função da pandemia do coronavírus, que propõe que sejam evitadas aglomerações de pessoas, a assembleia foi realizada na modalidade virtual, transmitida da sua sede, em Rodeio Bonito/RS, para todos os coordenadores de núcleo, simultaneamente, por meio de videoconferência, centralizada nas agências dos 28 municípios. Esta forma de realização da assembleia é embasada pela legislação federal, por meio da medida provisória Nº 931, de 30 de março de 2020.


Para todos os coordenadores de núcleo, que representam legalmente os associados, foi disponibilizado o link de acesso à assembleia e os mecanismos utilizados, através de áudio e vídeo, permitiram referendar as decisões que os associados emitiram durante as assembleias de núcleos, realizadas nos municípios da área de atuação da Cooperativa, a partir de 3 de fevereiro.


Na pauta da assembleia, foram avaliadas a reforma estatutária e a prestação de contas de contas de 2019, além da proposta de distribuição de resultados. Ainda foi apresentado o planejamento da Cooperativa para 2020, e repassadas informações sobre o Fundo de Desenvolvimento Regional, além de debatidos outros assuntos direcionados aos mais de 76 mil associados que a Cooperativa conta atualmente.


De acordo com a presidente Angelita Marisa Cadoná, (foto abaixo) que conduziu os trabalhos, o destaque do ciclo assemblear de 2020 foi a participação expressiva dos associados nas assembleias de núcleos, passando de 11.800 participantes.


Como foi aprovado nas Assembleias 2020, parte do resultado financeiro do exercício 2019 da Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG foi distribuído aos mais de 76 mil associados, dos 28 municípios de sua área de atuação nos três Estados. Como os associados são os donos do negócio, R$ 9,8 milhões, está disponível em aplicação financeira, desde a segunda-feira, 20.


Pela primeira vez, o Conselho de Administração da instituição optou por disponibilizar o recurso através de aplicação, estimulando assim a educação financeira. Mas essa distribuição proporcional a utilização de soluções financeiras que cada associado teve no decorrer do último ano, não é a única forma de participar dos resultados.


No dia 16 de dezembro do ano passado, a Cooperativa já havia repassado em conta corrente a todos os seus associados, a correção de juros ao capital com um percentual de 6,21%. Ao todo, a Cooperativa retornou diretamente aos associados o montante de R$14,3 milhões.


Veja mais


Fonte/fotos: Fernanda Abreu Schwingel/Analista de Comunicação e Marketing

TROPICAL FM 97.7 - LESS.webmaster