1/2

Unochapecó: Prazo de solicitação de bolsas vai até sexta-feira


Está chegando agora na Universidade e tem dúvidas sobre bolsas de estudo? O primeiro passo é a inscrição, que ocorre online. No caso das bolsas via Art. 170 e 171, é importante lembrar que antes deve ser feito ou atualizado o cadastro do Uniedu.


Fonte/foto: Assessoria de Imprensa Unochapecó


Depois, através da Minha Uno, o estudante deve acessar o formulário de solicitação e inserir todas as informações e documentos comprobatórios, de acordo com o edital, que está disponível no mesmo espaço. Após esse passo, basta finalizar a inscrição e aguardar o resultado. Mas fique atento, pois o prazo para realizar a inscrição é até a próxima sexta-feira (06).


A Unochapecó oferece três modalidades de bolsas de estudo. E antes de se inscrever, é bom saber a diferença entre elas:


Lei Federal com percentuais de 50% e 100%


A bolsa integral (100% do valor da mensalidade) é destinada aos estudantes que não possuem outro curso de graduação, ingressantes por vestibular ou processo seletivo, cuja renda familiar per capita não exceda o valor de um salário mínimo e meio. Para concorrer a bolsa de estudo, o estudante deverá ter cursado o ensino médio em escola pública ou em escola particular como bolsista integral.


A bolsa parcial (50% do valor da mensalidade) é destinada aos estudantes que não possuem outro curso de graduação, cuja renda familiar per capita não exceda o valor de 03 (três) salários mínimos.



Artigo 170 com percentuais de 100%, 50% e 25%


Segundo o Art. 170 da Constituição do Estado de Santa Catarina, estudantes de escolas públicas e privadas podem concorrer às bolsas e aproveitar o benefício se estiverem dentro das diretrizes solicitadas, o que inclui todas as solicitações e validação dos documentos.


As bolsas integrais (100%) são exclusivamente destinadas para estudantes com deficiência ou invalidez permanente. Já as bolsas parciais (25% e 50%) são destinadas aos demais estudantes, que não possuem outro curso de graduação e que, entre os estudantes solicitantes, apresentarem maior carência socioeconômica.


Para concorrer as modalidades desse benefício é obrigatório o preenchimento do cadastro do Uniedu semestralmente. Os estudantes da Unochapecó contemplados com recursos do Art. 170 deverão realizar 20 horas em programas/projetos de extensão no semestre em que forem beneficiados. As bolsas do Art. 170 são disponibilizadas para estudantes de graduação presencial e ensino a distância.



Artigo 171 – Constituição do Estado de Santa Catarina


As bolsas são direcionadas apenas para estudantes de escolas públicas, para estudantes que não possuem graduação, que residem há no mínimo dois anos em Santa Catarina, que possuem cadastro no Uniedu, e que atendam todos os demais requisitos estabelecidos em edital. Além de outros critérios exigidos pela legislação, que devem arcar com a apresentação dos documentos corretos e que estejam de acordo com as exigências da instituição. Essa modalidade pode atingir até dois salários mínimos vigentes no mês de dezembro do ano passado.



Outros tipos de bolsa


Também é possível, durante a trajetória na Universidade, conseguir benefícios através da realização de outras atividades. Uma delas é a Bolsa de Apoio à Pesquisa, destinada a estudantes com interesse de contribuir com a pesquisa acadêmica. Para conseguir esse tipo de bolsa, o estudante e um professor responsável devem desenvolver um projeto de pesquisa.


Já a Bolsa de Apoio à Extensão é oferecida para estudantes que irão se envolver com os programas de extensão da Universidade. Outro tipo é a Bolsa Cultural, para acadêmicos que participarem dos projetos culturais desenvolvidos pela Universidade.


O Setor de Bolsas da Unochapecó está localizado no Bloco A do campus Chapecó, e mais dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone (49) 3321-8252, ou pelo e-mail bolsas@unochapeco.edu.br.

TROPICAL FM 97.7 - 2020 - LESS.webmaster